Código: | PAP20006 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | SIP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Elvira Maria Tavares Lázaro dos Santos Luís Carlos Rodrigues dos Santos |
Português
As intervenções profissionais na área da Promoção Artística e do Património só adquirem um sentido pleno e uma eficácia própria, se consistirem em respostas adequadas aos problemas e aos contextos que as justificam.
Esta unidade curricular visa enquadrar a proposta e as primeiras fases de desenvolvimento de um Projecto que se pretende seja uma resposta possível a um problema previamente identificado.
Pretende-se que os alunos consigam integrar diferentes tipos de saberes construídos no seu processo de formação neste curso. Assim, deverão integrar neste trabalho as dimensões teóricas, metodológicas e práticas no desenvolvimento da resposta a um problema, devidamente fundamentado e conhecido.
No âmbito deste trabalho, entende-se por problema uma situação com consequências nefastas para um grupo mais ou menos alargado de indivíduos. Se a situação problemática pode referir-se a diferentes tipos de natureza e verificar-se em contextos diferentes, a resposta a encontrar e a desenvolver deve referir-se necessariamente à área da Animação e Intervenção Sociocultural.
Na identificação do problema, na investigação sobre as suas manifestações e características, os alunos usam ferramentas teóricas e metodológicas, que permitem fundamentar e conhecer o problema. Só com este conhecimento sobre a situação problemática é possível construir uma resposta com um conteúdo e uma forma com uma elevada probalidade de adequação ao problema e ao contexto onde ocorre.
A resposta a encontrar, apenas esboçada no âmbito desta UC, supõe um trabalho teórico e técnico que permita um elevado grau de qualidade na sua forma e conteúdo e onde se prevê uma articulação com outras unidades curriculares do 2º semestre.
Ver a versão completa do programa da UC em "Conteúdos" no menu à direita.
Ver o programa.
Ver o programa.
Ver o programa.
Ver o programa.
Ver o programa.
Ver o programa.
|